segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Aluno de Ciep em Volta Redonda representa o Estado do Rio nos Jogos Escolares da Juventude

seeduc, volta redonda, ciep 295, jogos escolares da juventude, yuri, natação
Nos dias 18 a 22 de novembro, o aluno Yuri da Silva Gomes, do Ciep 295 Professora Glória Roussim, em Volta Redonda, participará dos Jogos Escolares da Juventude, na cidade de Londrina, Paraná. O aluno-atleta é um dos representantes do Estado do Rio de Janeiro na categoria Natação B, graças à vaga conquistada nos Jogos Estudantis 2015.

A etapa nacional, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), é a maior competição esportiva estudantil do país e reúne jovens de 12 a 17 anos, de escolas públicas e particulares, em 14 modalidades. Atualmente, o evento contempla mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, que são organizadas pelos estados e municípios.

Estudante da 2ª série do Ensino Médio, Yuri utiliza grande parte do tempo livre se preparando para as competições com o técnico Sérgio Camarão, no SESI de Volta Redonda. Segundo o atleta, o interesse pela natação surgiu ainda criança, quando tinha apenas 10 anos. Na época, ele descobriu que possuía um problema nos pés, chamado pisada pronada, e, como forma de tratamento, o médico fisioterapeuta recomendou a prática de natação. Desde então, Yuri segue praticando o esporte e se tornou um apaixonado pela modalidade. Ele já participou de mais de dez competições estaduais e nacionais, entre 2012 e 2015.

- Atualmente, eu treino cinco vezes por semana na piscina. O meu objetivo é continuar atuando no esporte e conseguir, quem sabe, uma bolsa-atleta que me ajude a treinar e a participar de outras competições nacionais – disse o aluno.

Esta é a primeira vez que Yuri irá competir na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Na etapa estadual, ele levou a medalha de prata nos 100 metros da categoria Borboleta, além de outras duas conquistas do 4º lugar. Em Londrina, o estudante disputará quatro provas: 50 e 100 metros livres, 50 metros Borboleta e Revezamento.

- A expectativa é grande. Pretendo dar o melhor de mim para garantir uma medalha e ter um bom desempenho na competição – comentou Yuri.

O processo de inscrição e preparação para a ida do estudante à cidade de Londrina está sendo acompanhado pela orientadora educacional, Simone Alves de Medeiros. Segundo ela, incentivar os jovens à prática de esportes é essencial para o desenvolvimento do aluno dentro e fora de sala.

- É de suma importância a participação dos jovens em competições esportivas, pois o esporte faz parte da educação integral do aluno. O Yuri possui dedicação e talento incríveis e consegue aliar os seus estudos com a natação – declarou Simone.

Fonte da matéria: Portal SEEDUC